Alunos das turmas A e B do 9.⁰ ano deslocaram-se a Munique numa Visita de Estudo, no âmbito da disciplina de Alemão, de 12 a 15 de dezembro. Todos tiveram um comportamento exemplar e foi muito gratificante ver o entusiasmo e a felicidade no olhar de cada um. Na bagagem trouxeram conhecimentos, aventuras e muitas memórias para mais tarde recordar… Fica aqui o testemunho de uma aluna!

Prof. ª Maria João Costa

“A nossa visita a Alemanha começou no dia 12, logo após a nossa chegada ao aeroporto de Munique. O primeiro contacto que tivemos com a cidade foi na MarienPlatz, uma praça cheia de pontos Interessantes que tivemos a oportunidade de explorar como, por exemplo, o mercado de Natal com várias bancas ao longo da praça, o museu do brinquedo situado numa das altas torres da Marienplatz, a Catedral de Munique, etc…

No segundo dia, de manhã, foi altura de visitarmos o Palácio de Nymphenburg. Para além da grande e bonita arquitetura do palácio também pudemos observar várias marcas da realeza alemã e do passado alemão. Mais tarde, passámos pelo Recinto do Parque Olímpico e explorámos os jardins que o rodeiam. Subimos também à torre Olympiaturm e apreciámos uma grande vista panorâmica de Munique. Durante a tarde, visitámos o tão esperado museu da BMW e o BMW Welt. Foi, sem dúvida, muito interessante conhecer mais sobre a historia e origem da marca e como esta foi evoluindo ao longo dos tempos.

No dia 14, iniciámos o nosso dia com uma visita guiada ao Campo de Concentração de Dachau. O primeiro campo de concentração da Alemanha e o que serviu de “inspiração” e exemplo para todos os outros. Foi muito interessante e curioso poder entender mais sobre o nosso passado como Humanidade e todas as consequências que surgiram. À tarde, visitamos o Allianz Arena, mais conhecido como Estádio de Munique. Um guia acompanhou-nos na visita e tivemos a oportunidade de conhecer de perto o estádio e o respetivo museu. O jantar neste dia foi diferente! Foi- nos dada a possibilidade de jantar no Hard Rock Café de Munique e explorar o famoso café.

No nosso último dia, aproveitámos para visitar o Deutsches Museum, um museu muito interessante de Ciência e Tecnologia. Almoçámos na Marienplatz e aproveitámos o resto da tarde para nos despedirmos da cidade.

Estes 4 dias foram muito diferentes do contexto da Escola e serviu para aprender muito. Aprendemos mais sobre a Alemanha e sobre o seu passado, aprendemos coisas novas com pessoas de diferentes culturas e, acima de tudo, divertimo-nos muito como amigos. Foi, sem dúvida, uma viagem que vai ficar para sempre guardada na nossa memória e só temos a agradecer à agência que tornou a viagem possível e às professoras que nos acompanharam e se esforçaram para nos dar esta oportunidade, professora Maria João Costa e professora Isabel Catarino."

Sofia Prates, n⁰22, 9⁰B