Slide Two

Escola Secundária de Pinhal Novo

Slide Two - copy

Escola Secundária de Pinhal Novo

Shadow

Fotografia de Escola Amiga da Criança

O Dia Internacional da Língua Materna foi proclamado numa primeira fase pela UNESCO e, posteriormente, foi adotado pela Assembleia Geral da ONU. Este dia visa sublinhar o papel das línguas na promoção da inclusão e na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As políticas de educação multilingue, sublinhadas no tema de 2024 “Educação multilingue – um pilar da aprendizagem e da aprendizagem intergeracional”, são cruciais para a educação inclusiva e a preservação das línguas indígenas. Ao incentivar-se a educação na língua materna do aluno e introduzir-se gradualmente outras línguas, elimina-se as barreiras entre a casa e a escola, deste modo, facilitando uma aprendizagem eficaz.

A educação multilingue não só promove sociedades inclusivas, mas também ajuda a preservar as línguas não dominantes, minoritárias e indígenas. É uma pedra angular para alcançar o acesso equitativo à educação e às oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

As sociedades multilingues e multiculturais podem prosperar através da preservação das suas línguas, que servem como canais para o conhecimento tradicional e o património cultural. No entanto, a diversidade linguística enfrenta ameaças crescentes à medida que mais línguas desaparecem. Atualmente, 40% da população mundial não tem acesso à educação na sua língua materna, um número que ultrapassa os 90% em certas regiões. São muitos os benefícios da utilização das línguas nativas dos alunos na educação, uma vez que estudos apontam para o facto de estas promoverem melhores resultados de aprendizagem, autoestima e competências de pensamento crítico. Esta abordagem também apoia a aprendizagem intergeracional e a preservação cultural.

O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado todos os anos para promover a diversidade linguística e cultural e o multilinguismo.

 

No âmbito desta comemoração decorre, no próximo dia 21 fevereiro 2024, um evento sobre educação multilingue, a realizar-se na Sede da UNESCO, em Paris.

21 de fevereiro de 2024: 10h00 - 13h00

Local: Sede da UNESCO, Paris, França (presencial) Idioma(s): francês, espanhol, inglês (link do webcast em breve)

Documentos Importantes

  • 1
Slide 1
Concursos | Docentes
Oferta de Escola