ConTIG no EUE 2011

Alunos do 8ºC e do 10ºH, acompanhados de seis dos seus professores, assisitiram a algumas palestras e visitaram a exposição de empresas ligadas às tecnologias de informação geográfica e trabalhos desenvolvidos por diversos utilizadores de tecnologia ESRI, no centro de congressos, em Lisboa. Como já vem sendo hábito, o projecto ConTIG levou alunos a este evento, não só para assisitr, como também para participar, uma vez que na exposição havia trabalhos dos alunos destas duas turmas, que foram acompanhados pelas professoras Madalena Mota e Eugénia Cabrita.
As professoras Madalena Mota e Margarida Roque apresentaram ainda uma comunicação na qual apresentaram o projecto e falaram da importância da formação de professores nesta área para que se desenvolvam projectos com objectivos semelhantes aos do ConTIG.
Foi uma tarde agradável que que alunos e professores aprenderam bastante, tendo tomado conhecimento de algumas novidades tecnológicas, como é o caso do quadro interactivo portátil e a mesa interactiva.

icon Comunicação EUE-20011

Picasa Web Album


{gallery}/galeria/eue2011{/gallery}

ConTIG no EUE 2011 - Alunos e professores apresentam trabalhos

Posters de trabalhos de alunos e uma comunicação acerca da formação de professores na área dos SIG com uma forte componente interdisciplinar, vão estar presentes no centro de congressos de Lisboa, na tarde de 3 de Março para mais um encontro de utilizadores ESRI.
O projecto ConTIG continua a incentivar alunos e professores a trabalhar com as tecnologias de informação geográfica e os resultados estão à vista. No EUE podemos comprovar que há:
«alunos empenhados que produzem mapas e análises acerca de matérias curriculares;
«professores que trabalham em conjunto e são o motor de incentivo para que os seus alunos descubram o mundo através dos SIG;
«professores que fazem formação para estarem sempre à altura dos desafios dos seus alunos, ávidos de métodos de ensino diferentes e de maneiras de trabalhar mais entusiasmantes;
«uma escola que, apoiando projectos como o ConTIG, ajudam os seus alunos a alcançar o sucesso.
Em breve mostraremos os trabalhos apresentados (comunicação apresentada pelas professoras Margarida Roque e Madalena Mota e posters dos alunos do 8ºC e do 10ºH) e fotos do evento.

Alunos do Pinhal Novo comemoram GIS-Day

Clique para ampliarQuase uma centena de alunos da Escola Secundária do Pinhal Novo celebraram o dia da informação geográfica (GIS-Day), no passado dia 17 de Novembro.
Da parte da manhã, na Praça da Independência e no Jardim José Maria dos Santos, 40 alunos participaram num geopaper, prova para a qual precisavam de utilizar as suas competências de orientação, localização e de manuseamento do ArcPAd com GPS (um programa informático que permite, no terreno, localizar pontos específicos). Na iniciativa foram igualmente postos à prova os conhecimentos dos alunos em áreas como a Matemática, a Geografia ou o Francês. No final da prova, os alunos do curso de Educação e Formação de Empregados de Mesa puseram em prática os seus conhecimentos, servindo um lanche aos participantes do geopaper.
Depois, no Auditório Municipal, realizou-se uma palestra muito participada por alunos (do 8º, 10º e 11º anos), encarregados de educação e professores. Os palestrastes convidados foram o professor Òscar Vidal, do Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação (ISEGI), da Universidade Nova de Lisboa, e os geógrafos Cláudia Romba e Fernando Ferreira, da Câmara Municipal de Palmela.
O evento foi coordenado pelas professoras Madalena Mota e Eugénia Cabrita, responsáveis pelo projecto ConTIG, que agradecem a todos os participantes, aos professores que acompanharam os seus alunos, com especial destaque para a professora Cristina Almeida e aos seus alunos, que se disponibilizaram para, através de uma das suas aulas práticas, servirem o lanche. Um agradecimento muito especial também para o ISEGI e para o Gabinete de Estudos e Qualidade da Câmara Municipal de Palmela que, todos os anos participam e colaboram com as actividades deste projecto. Foi o sexto ano consecutivo que a Escola Secundária de Pinhal Novo comemorou o GIS-Day.

Mapa do percurso

icon Gis Day 2010 Resultado Final

Madalena Mota e Eugénia Cabrita

 

{gallery}galeria/GIS{/gallery}

GIS-Day

À semelhança de anos anteriores, a Escola Secundária de Pinhal Novo vai realizar um GIS-Day, dia dedicado à informação geográfica (www.gisday.com), na próxima 4ª feira dia 17 de Novembro. Este ano as actividades decorrerão apenas durante a manhã no jardim do Pinhal Novo e no auditório municipal. O programa provisório é o seguinte:

Entre as 9h e as 11h30 - Geopaper (actividade prática de orientação com recurso a SIG e GPS) no jardim. Participam o 8ºC e o 10ºH, com as professoras Madalena Mota e Mª Eugénia Cabrita.

Entre as 11h45 e as 12h30 - Palestras no auditório municipal de Pinhal Novo. Para estas palestras contaremos com a colaboração de professores do ISEGI (Universidade Nova de Lisboa), ESRI-Portugal (empresa patrocinadora do evento) e da Câmara Municipal de Palmela. A palestra está aberta ao público, mediante inscrição prévia, pois os lugares no auditório são limitados.

Alunos do 10º e 11º ano participantes no projecto ConTIG

ImageAlunos do 10º e 11º ano participantes no projecto ConTIG estiveram presente no Encontro de Utilizadores ESRI 2010

As turmas participantes apresentaram os trabalhos realizados este ano e no ano anterior. Inicialmente os alunos apenas iam participar com três posters, mas a organização do Encontro acabou por convidar os alunos a apresentar oralmente o trabalho. Este convite foi extensível aos alunos que já tinham trabalhado no ano anterior, daí a participação de um pequeno grupo do 11º ano que não tinha submetido poster este ano, mas sim no ano anterior. Nem todas as turmas participantes apresentaram oralmente os trabalhos uma vez que havia níveis diferentes de preparação. Assim sendo, os alunos do 11ºC e 10ºG, com mais experiência, apresentaram oralmente e com sucesso os seus trabalhos. Os alunos do 10ºD, numa fase inicial do trabalho, assistiram às apresentações dos colegas. Refira-se ainda que alguns membros da assistência da sessão, constituída por professores universitários, responsáveis de entidades e empresas diversas, militares, etc, elogiaram e deram os parabéns a alunos e professores pelas suas participações. Referiam a importância de se começar a ver alunos do ensino secundário (neste caso a primeira vez neste encontro que já vai na 8ª edição) a participar com comunicações orais. Os alunos desta escola já haviam participado no ano anterior, mas apenas com a exposição de trabalhos através de poster.


Fotos do Evento

Pág. 1 de 3

Mais Notícias...

  1. Projetos
  2. BECRE
  3. Alunos
  4. Cá por dentro
  5. Lá por fora
  • A Coreia do Norte anunciou hoje que teve "sucesso" no lançamento de um míssil balístico e que se tratou de um ensaio de "um novo...

  • Os dois políticos britânicos participaram hoje num programa televisivo dedicado às eleições legislativas antecipadas, agendadas para 08 de junho.

  • A zona de chegadas do aeroporto de Lisboa foi selada pelas autoridades policiais depois de ter sido encontrada uma mala abandonada perto das 22 horas.

  • Os trabalhadores da fábrica da Secil do Outão fazem uma greve de três dias por aumentos salariais e pela reposição de direitos laborais inscritos na...

  • O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, desafiou o ministro das Finanças a esclarecer qual a sua proposta fiscal para o país e de que...

  • O presidente da Câmara de Lisboa disse que termina o mandato à frente do município com o "sentimento de missão cumprida", nomeadamente na vertente económica.

  • O Presidente da República criticou os políticos "protagonistas cimeiros da cena internacional" que têm um discurso intolerante e populista.

  • O bacalhau foi a imagem escolhida para as novas notas norueguesas de 200 coroas (cerca de 20 euros) que a partir de terça-feira começam a...

  • O Panathinaikos foi penalizado com cinco pontos e punido com uma multa de 41.500 euros pela liga grega de futebol, por arremesso de uma lata...

  • O jovem violinista venezuelano que toca nas manifestações em Caracas já tem um novo instrumento depois da polícia lhe ter partido o seu violino.



  • Online

    Temos 94 leitores online



    Escola Secundária 3º CEB de Pinhal Novo

    Rua Prof. Henrique Barros

    2955 - 090 Pinhal Novo | PORTUGAL

    +351 212363344
    +351 212363343
    Contacto